Medidas que facilitam a gestão do seu negócio

Medidas que facilitam a gestão do seu negócio Finaccount

Medidas que facilitam a gestão do seu negócio

  1. Conheça o seu breakeven point

    Faça um levantamento de todos os seus custos, fixos e variáveis e identifique qual o valor de venda diário \ semanal \ mensal que precisa para fazer face a essas obrigações. Sugerimos que tenha também em consideração qual o lucro que pretende obter. Desta forma, estará focado num valor de venda que o garantirá!

  2. Implemente um mapa de tesouraria

    Prepare um mapa de controlo de dinheiro que entra e sai das suas contas bancárias, a 13 semanas. Tenha em consideração todos os recebimentos que prevê obter e todas as suas obrigações, ao longo das semanas futuras. Esta ferramenta dá-lhe a perspetiva de um eventual momento onde a conta possa ficar a descoberto, permitindo-lhe antecipadamente coordenar novos prazos de pagamento com fornecedores, reforçar as estratégias de cobranças ou na área comercial, que lhe permitam incrementar o volume de vendas e o recebimento de dinheiro.

  3. Conheça o seu cash gap

    Controle o número de dias entre o prazo médio de pagamento e o prazo médio de recebimentos e implemente estratégias para reduzir esse gap. Esse é o número de dias em que você está a “financiar” o seu cliente, sendo que muito provavelmente terá obrigações a pagar, como, por exemplo, o IVA das faturas emitidas.

  4. Conheça as suas margens brutas

    Saiba exatamente que margem tem em cada gama de produto, quais os produtos que lhe libertam mais margem e quais os que precisa de tomar medidas para a reforçar ou até mesmo decidir deixar de comercializar esse produto!

  5. Faça um orçamento anual e controle a demonstração de resultados e o balanço

    Solicite a colaboração do seu contabilista e analise, mensalmente ou trimestralmente, os relatórios financeiros. Compare os resultados alcançados com os previstos por si e analise os desvios para perceber o que pode melhorar, implementar.

  6. Controle os KPI da sua empresa

    Identifique quais os KPI mais importantes que lhe interessam analisar, para que possa garantir que está a ir no caminho certo. Estes KPI não se cingem apenas a indicadores financeiros mas também a outros como, por exemplo, o número de propostas de venda, a sua taxa de conversão em negócio, o número de dias de envio de propostas, o número de novos clientes, evolução da composição do portfólio de venda…

    A área financeira é um dos principais pilares de controlo que tem de estar fortalecido e que permitirá um crescimento sustentado, consistente e saudável a qualquer empresa.

    Não se esqueça que… o que não se mede, não se gere e, se quer resultados diferentes, terá de fazer coisas diferentes!